Hoje tomei conhecimento de uma nova fonte energética que até então nunca tinha me dado conta que seria possível de ser utilizadoa. E ela sempre esteve bem na nossa frente - ou melhor, embaixo de nós.
Trata-se de utilizar a pressão dos pneus dos veículos que circulam pelas rodovias para produzir eletricidade em massa. O projeto é de autoria da Innowattech, companhia de energia afiliada ao Instituto de Tecnologia Technion de Israel.
A idéia é simples: geradores especiais instalados embaixo de rodovias serviriam para capturar a força mecânica da pressão dos veículos que transitam e transformar isso em eletricidade.

O processo, conhecido como piezeletricidade, é o mesmo que aquele utilizado em pisos de danceterias que acendem a cada passo (obviamente em menor escala nesse caso). No caso do projeto da Innowattech, uma única faixa de um quilômetro de estrada é capaz de fornecer até 100 quilowatts de eletricidade - energia suficiente para abastecer cerca de 40 casas.
Além disso, esta nova fonte energética possui mais uma vantagem: os horários de pico de demanda energética (de manhã e no final da tarde) coincidem com os horários de tráfego pesado. Existe também a possibilidade desses geradores serem adotados também em estradas de ferro e aeroportos.
Vamos torcer para que o projeto realmente funcione e se torne viável, pois esta é uma maneira de obtermos eletricidade reaproveitando uma energia renovável e que esta sendo usada e desperdiçada no mundo inteiro nesse exato momento.