terça-feira, 13 de maio de 2008

Por um país com Desenvolvimento Limpo

Apesar de todo esse tempo que eu não postava nenhum assunto novo, hoje infelizmente venho escrever aqui sobre um assunto que muito me entristece. Na manhã desta terça-feira, a então Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, entregou ao Presidente uma carta pedindo desligamento do cargo, alegando falta de sustentação do governo à política ambiental.



A Ministra, uma incontestável ambientalista, ocupava o cargo desde o primeiro dia do primeiro mandato do Presidente Lula, e vinha sofrendo pressões de empresários, agricultores e pecuaristas, uma vez que era vista por estes como um "entrave" para o desenvolvimento do Brasil. Na verdade, Marina Silva visava o desenvolvimento sustentável, proporcionando o desenvolvimento da região sem que para isso ocorra a degradação do meio-ambiente. Sua renúncia é um pesar e uma enorme perda para a sociedade brasileira, uma vez que era uma das poucas grandes figuras do governo que ainda mantinham o caráter, e batalhavam pela causa ambiental no Brasil.

O Brasil hoje vive um momento muito turbulento, uma vez que o seu desenvolvimento acelerado acaba por influenciar o degradação do meio-ambiente, através da expansão da fronteira agrícola, desmatamentos, concessões florestais, falta da fiscalização adequada no que se refere a questões no setor, poluição de nascentes e mananciais, entre outras tantas. Esse é o momento sim, em que o Brasil precisa incentivar o desenvolvimento sustentável, isso é, investir em uma estrutura que permita ao país crescer no mesmo rítmo, porém mantendo a conservação do meio-ambiente.

Além disso, o Brasil tende a perder credibilidade no que se refere a preservação do meio-ambiente em âmbito mundial, visto que a Ministra era tida como uma das poucas forças do governo federal que tentavam fazer com que o Brasil se inclinasse para um caminho de desenvolvimento mais "verde".

Coloco aqui para reflexão, as palavras de Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil:

"Trata-se de uma clara demonstração de que a área ambiental não tem espaço no atual governo. Ela tentou, em vão, construir uma política transversal de desenvolvimento sustentável, que envolvesse todos os ministérios e não apenas o Ministério do Meio Ambiente. Provavelmente, as seguidas frustrações nesse sentido motivaram seu pedido de demissão"

e também as palavras que demonstram não sentir tanto com a saída da Ministra:

"Espero que o próximo ministro não seja tão radical quanto a Marina. Ela era uma barreira para o desenvolvimento econômico do Brasil" segundo Rui Prado, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do MT. (*)

Caso a Ministra Marina Silva não repense sua posição em relação a decisão de renúncia do cargo, eu espero realmente que o Presidente não ceda as pressões dos empresários agropecuaristas que invocam por uma pessoa que tenha menos ideais ambientais, mas que ele possa reflitir bastante sobre o nome que indicará para a pasta, de modo que o futuro Ministro do Meio Ambiente também seja uma pessoa honrada e com ideais ecológicos, contribuindo assim para a preservação, conservação e recuperação da fauna e flora brasileira.


_



(*) Fonte das citações:

11 comentários:

Juliana Foz disse...

Olhaaa,
assistindo a Tv Senado por osmose como ando fazendo ultimamente...
ando bem politizada!! Heheheh

Uma pena mesmo...jah que atualmente a preservação do meio ambiente é um dos principais focos dos governos no mundo inteiro.

Vamos torcer para q o próximo ministro tenha os mesmo ideais q a Dona Marina!

Unknown disse...

Ela é um grande exemplo de ética e de firmeza de princípios.
Pena que o Sr. Lula da Silva não tenha a mesma opinião, com seu governo agindo conforme interesses econômicos.

Jader disse...

Realmente uma pena.

Justamente uma das poucas pessoas que mostravam caráter neste governo, sofrer tanto para desenvolver uma política de desenvolvimento sustentável.

Será que seu sucessor irá levar a sério seu cargo e resistir as pressões dos pecuaristas. Engraçado que justamente quem a chama de radical é quem parece demonstrar interesse em sua saída...

Anderson disse...

realmente uma grande perda!!
perde o meio ambiente, perde nossa saúde, o brasil perde dinheiro, pois hoje, sem desenvolvimento sustentavel naum existe um equilibrio no crescimento, diminuindo assim os investimentos internacionais!!
mais uma vez o nosso presidente Molusco enfia os pés pelas mãos!!
Mas fiquem tranquilos pq se acontecer alguma coisa a culpa naum vai ser dele, pois ele nunca sabe de nada!!!
ele realmente é 10 ... quer dizer 9, ja que só sabe contar ate 9 ... dedinhos ...

Yasminni disse...

Nossa, vi essaa noticia. Fiquei muito irritada também com o pronunciamento, é uma pena. Mas isso sempre acontece por aqui, é bom pegarmos um gancho na publicação da Ju. Fiquei indignada tbm com o projeto de se aumentar a area desmatada de um proprietário de terra pra 50%. Absurdos.
Beijos Bibo

Savron disse...

querido zó...

Eu tenho quase certeza que ela não se afastou, por desistencia das parte dela, do tipo: aaaa, lutei lutei, e num due certo, vou sair!
Bláaa, migué, quem lutas por bons ideais continua sempre em frente fazendo sue melhor possivel...
e não venha com histórias da amazonia sustentavel e taus, a toda verdade é que, ou, ameaçaram-na ou compraram-na


adeus, não da pra pensar melhor com vcs falando na minha orelha.

Sobre opiniões disse...

Eu como estou desatualizadapela televisão passo sempre pelos blogs para saber o que acontece...
e tive essa noticia por aki( blog super atualizado)
Bom, Provavelmente a pressão não deve ter diso pouca para que ela renunciasse justamente no final do mandato do nosso Presidente...
Mostra tambem o quanto o poder dos mais fortes pode fazer a diferença nesse país, mesmo qeu seja em prol de uma minoria dententora do grande poder e dinheiro...
é uma pena
bjs!

Yasminni disse...

eivAtiualiza Bibooooo

Yasminni disse...

Bibo, hj(segunda) saiu na folha uma entrevista com o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi acho, rídicula.... Seria interessante poor seu blog,beijos

Sobre opiniões disse...

GABRIELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

é fato... estão querendo tomar a Amazônia de nós...
os comentários de jornais ameicanos a respeito de como foi recebida a notica da saída a ministra foi impressionante!
O the new york times dissq q a amazônia não é só do brasil, tem uma importancia mundial...

já um outro jornal amaericano no mesmo dia disse sem medir palavras que a AMAZONIA É IMPORTANTE DEMAIS PRA ESTAR NAS MÃOS DOS BRASILEIROS!

e o representante legal a altura simplesmente respondeu que não se pode criar casos com os americanos, no entanto nada foi respondido.

e a? como ficamso???
a hora q eles quizeram tomar eles tomamm?

Ah, outra coisa OBAMA o provavel candidato tbm fez comentarios parecidos a esse respeito...

o q vc acha??

Gabriel disse...

Eu simplesmente acho isso um absurdo Theise. Antes da efetiva saída dela, o Presidente já tinha dado a coordenação do Programa Amazonia Sustentável (PAS) para outro ministério, menor e sem relação direta com o caso.

Mas será muita sorte dos americanos se sobrar alguma Amazônia para eles quererem se apossar, pois com o ritmo que a fronteira agrícula esta crescendo, somada ao desmatamento e aos incêndios, daqui a pouco não haverá muita coisa para ser reclamada.


Porém, eu concordo com a frase do jornal americano que diz que "a Amazônia é importante demais para estar nas mãos dos brasileiros". Realmente é uma verdade, se a grande maioria dos brasileiros infelizmente, por um deficit historico na educação, não tem senso crítico e elegem políticos inescrupulosos e corruptos que cedem aos interesses de grandes corporações, madeireiros e agropecuaristas. Assim, os próprios brasileiros não tem do que reclamar, pois a Amazônia tem uma importância imensa para toda a humanidade, e tem que ser tratada com a máxima importancia no cenário nacional.