segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Na medida certa

... e com que roupa eu vou? ...



Nesses últimos dias a ONU (Organização das Nações Unidas) recomendou que seus funcionários e corpo diplomático troquem a roupa tradicional por uma que seja mais adequada com a situação climática atual, ou seja, fazendo com que as pessoas deixem no guarda-roupa o costumeiro terno e gravata por roupas mais leves.

A iniciativa faz parte de um novo programa de economia energética, e é conhecida como "Cool UN", que tem como objetivo reduzir a potência do ar condicionado das salas de conferências da organização. Estimativas da ONU calculam que a diminuição do consumo de ar condicionado permitirá não apenas reduzir os gastos com energia do edifício em cem mil dólares, mas principalmente também evitar a emissão de 300 toneladas de dióxido de carbono, o gás apontado como o principal responsável pelas alterações climáticas.

Por outro lado, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, informou que o padrão exigido de vestuário para os cerca de cinco mil funcionários será mais flexível, permitindo que estes possam adaptar-se ao aumento da temperatura ambiente. Segundo o próprio idealizador do projeto, Michael Adlerstein: "Não vamos nos transformar em polícias da moda, mas o que procuramos é que as pessoas possam vestir roupas mais frescas". Muito bem colocado heim.

Pois bem, recentemente estive em discussão com meu pai, pois eu defendia a idéia que num país tropical como o Brasil, não existe uma razão verdadeiramente lógica que explique os motivos pela indumentária "pesada" que é utilizada no ambiente administrativo nacional, a não ser, obviamente, os aspectos históricos-culturais. É claro que não estou sugerindo que as pessoas devem trabalhar de chinelo e camiseta regata, mas certamente a quantidade de horas de ar condicionado ligado será muito menor para propiciar um ambiente agradável se deixarmos em casa descansando o paletó.

Esperamos que o programa da ONU não dure somente no mês de agosto, mas que possa ser incorporado a cultura organizacional desse órgão, e que muitas outras empresas, organizações e governo possam refletir e adotar essa medida, que com certeza, economiza energia, evita o desperdício e contribui muito com o meio-ambiente.

_

6 comentários:

Juliana Foz disse...

Seria interessante que essa moda pegasse não é?

moda, moda, moda...
sempre a moda! =P

Jader disse...

Acho uma proposta interessante. Quem mais deve adorar a idéia é a turma de engravatados que precisa andar de terno na rua com o sol do meio dia.

Mas se essa "moda" pega, há de se ter bom senso nas roupas escolhidas para se trabalhar...

Savron disse...

Zózonildo!

A favor, muito a favor!
Torço pelas mulheres indo trabalhar de biquine e tanga.
Sou a favor até do TopLess nos horarios de folga.

Brincaderia, mas a idéia é legal, o dificil é aderir, nesse momento em q vc tem q ser melhor q o outro.

AAA, Só uma pergunta, O MACKENZI quadratica adeririam a essa moda??
Se sim, mudo pra la. mas a quadradisse do terno, gravata e ar-condicionado comendo solto é fato, e vem la dos primórdios, no tempo do principe... aiai...

OOGIE BOOGIE ATUALIZADO!

Yasminni disse...

Acho uma ótima idéia, mas levando se em conta que no periodo colonial, no nosso super clima tropical, os ricos da época exportavam roupas de frio da europa é dificil mudar.
Mas as empresas tem poder para isso. Se cada uma fizesse sua parte.
Beijihos

Yasminni disse...

Lembrando que nos tempos do principe não tinha ar condicionado, rs. No máximo uma sombra embaixo da árvore, brincadeirinha Vi. rs

Sobre opiniões disse...

Gabissssssssssssssssssssssss!
adorei,uma formalidade total com vestuário nesse setor né, ou setores...
Esse idéias da ONU, foi muito legal visando um bem mior... de economia.,.,,
mto
bom
bjos