sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Mutirão do Lixo Eletrônico

Recicle. Não descarte essa idéia




"O que fazer quando um celular, uma pilha ou uma bateria deixa de ter utilidade?". Se você nunca parou para pensar sobre o assunto, é melhor se preocupar. Também chamado de e-lixo, o lixo eletrônico sem descarte devido pode acabar contaminando o solo, além de rios e lençóis freáticos, gerando sérios danos ao meio ambiente e a saúde humana.

O avanço do consumo por esses produtos nas última décadas (por exemplo: até maio desse ano, o Brasil tinha mais de 130 milhões de aparelhos celulares) somado ao desconhecimento da população sobre o descarte adequado faz com que a situação seja ainda mais preocupante.

Produtos eletônicos contém, entre outros componentes, substâncias tóxicas e metais pesados, como Mercúrio, Cádio, Arsênio e Chumbo, que em contato com manaciais e o solo, podem ser responsáveis a uma série de doenças.

Pensando nisso, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (SMA) organizou o Mutirão do Lixo Eletrônico, visando, através da participação da sociedade, estimular a conscientização e a educação ambiental. O Mutirão também se estende para computadores, televisores, rádios, lâmpadas, e outros tipos de lixo eletrônico. O material será recolhido em pontos de coleta em todo o Estado, para depois ser descaracterizado e destinado de forma correta.

No site do Mutirão você pode conferir aonde está o ponto de coleta mais perto de você, assim como ver quais são as atividades programadas que irão acontecer na sua cidade. Aproveitem o site, têm bastante informação legal!

http://www.ambiente.sp.gov.br/mutiraodolixoeletronico/default.htm



Um comentário:

Sobre opiniões disse...

Gabiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!

òtimo post... as vezes nem paramos pra pensar pra onde vai o lixo, aliás prodzimos muiiiiiiiiiittttttoooooo lixo né?

O esse tipo de lixo é extremamente prejudicial para o solo e nossa água em geral, assim como o óleo tão facilmente jogado pela pia, contamina grandemente os rios e mares.... Aqui em Marília, existe escolas com coletas de óleo, por aqui estamos fazendo isso, mas é pouco.. a reciclagem ainda não existe organizadamente e quand ao lixo "cibernético"... é necessário haver mudanças. Nem percebemos mas entramos em outra questão o "ter" prevalece, é muito mais fácil trocar o celular e exigir um mais moderno ao invés de continuar com o mesmo com a função de TELEFONE. A modernidade, tecnologia é necessária, mas vamos ver até que ponto estamos nos deixando levar por essa excessiva vontade de TER!

bjos