quinta-feira, 27 de março de 2008

Dia Mundial do Teatro


* a arte em movimento *




Apesar da Grécia ser considerada o berço do teatro, já se sabe que muito antes dos gregos, na China os seguidores de Buda expressavam seus sentimentos religiosos através do teatro, assim como na Ilha de Creta em tempos pré-helênicos os habitantes já louvavam os deuses com representações cênicas.

Apesar disso consideramos que a Grécia foi onde nasceu o teatro como conhecemos hoje, pois foi aonde o teatro se consolidou como espetáculo: eram manifestações em homenagem ao deus festeiro, Dionísio, o Deus do Vinho (ou Baco). Assim, com seus gêneros - a tragédia e a comédia - , seus célebres dramaturgos como Ésquilo, Sófocles, Eurípides e Aristófanes e a introdução do coro, do palco e das máscaras, a civilização grega produziu obras que fazem parte da nossa cultura e são representadas até hoje.

Depois, com a expansão do império romano, o teatro grego foi assimilado e transmitido para os povos conquistados, posteriormente fazendo parte de praticamente todas as culturas ocidentais. E com o tempo, foi ganhando variações, aperfeiçoamentos e melhorias, até chegar nos dias de hoje, que continua em constante transformação. Hoje existem inúmeros tipos, como a ópera, o Auto, o drama, a tragicomédia, a farsa, o musical, o monólogo, a mímica, o teatro de feira, o teatro de fantoches, o teatro revista, o teatro de rua e a comédia stand-up.

Embora nós temos o costume de considerar o certo aquilo que faz parte da nossa cultura, e assim já meio que temos uma idéia formada do que seja o teatro, existem muitas outras formas de representações desconhecidas por nós. Além do "teatro ocidental" existem muitas formas diferentes de representação: muitas culturas utilizam a dança e outras formas de expressão corporal, ou desenvolvem linguagens específicas, como o teatro de bonecos, o teatro kabuki (no Japão) e o teatro de sombras (na China).

Desde 1961 se comemora no dia 27 de março o Dia Mundial do Teatro, criado pelo Instituto Internacional de Teatro, ligado a UNESCO. Dentro de todas artes, não tem uma que eu possa afirmar com certeza que eu goste mais, para mim toda a apresentação artística é uma celebração da vida, e merece a devida apreciação. Com o teatro não podia ser diferente.



Assim, pra mim, o Dia do Teatro é Todo Dia!
_

6 comentários:

Jader disse...

Acredito que de todas as formas de representação, como o cinema ou a TV, o teatro é o mais genuíno, a verdadeira escola de atores.

Impossível não se apaixonar, deixar de se envolver com sua riqueza e suas obras.

Pura arte.

Savron disse...

BACANA!

alias, é até feio ligar o teatro com comeorações a Baco, afinal, festas a ele eram ligadas a Origias e bebedeiras sem fim, masssss voltando ao foco do assunto...

Você meu nobre Zó, ja ha de se saber q sou um super Fã de Teatro, e vivo sempre interpretando alguem, ou algo, e você tambem:

- Mr. Huricane!
- Eu sou o cherife da Paróquia...
- Grrr, Tiger Tiger
- Uma biliscadinha, Petiskin?!

Vivemos em uma eterna representação!
E Viva o teatro da vida!

Yasminni disse...

O teatro é fantastico mesmo, nem precisa seguir a regrinha da tres unidades de Aristóteles, cada peça.
Bibo, vamos assistir senhora dos afogados, do Nelson Rodrigues, ai quase do lado da sua casa?
Beijão

Juliana Foz disse...

Acho que não deveria existir dias especificos para se comemorar certas coisas!!
Temos que celebrar a vida e a arte todos os dias...isso sim.... =S

Beeeeijos

Savron disse...

ZÓOOO

Faz favor, vc q faz Makenzi, e é o cara do inglês, traduza o refrão da musica q ta no meu novo post la Tiger Tiger!

Adios!

Sobre opiniões disse...

yBibooooooooooooooo
adorei o post...
ei, realmente o teatro meche com as emocoes e sentimentos... e com quem sabe interpretar, a arte fica completa!

mas o meu preferido é a músicaaaaaaaaa!
super saudades
mesmo
bjos!