quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Ahh, a Saudade .....

" ... porque metade de mim é partida, e a outra metade é saudade ... "


Já faz algum tempo (muito tempo) que eu estou com aquele sentimento no peito sabe, aquelaaa saudadeee .......
e como hoje é celebrado o Dia da Saudade, resolvi deixar algumas palavras aqui...

Historicamente, a palavra saudade vem do latim "solita, solitatis" que significa solidão, mas na sua forma arcaica sofreu influência também de "saúde" e "saudar". Diz a lenda que ela foi cunhada na época dos Descobrimentos para tentar expressar o sentimento de melancolia causada pela solidão dos portugueses que estavam numa terra estranha, longe de sua família e sua terra natal. Diz-se também que é uma palavra intraduzível em outras línguas, e pra falar a verdade nós mesmos não sabemos definir ao certo o seu significado (*). É também, uma das palavras mais presentes nas poesias de amor e música popular na língua portuguesa, descrevendo uma mistura de sentimentos de perda, distância e amor.

A saudade é como uma lembrança carinhosa de um bem ou um lugar especial que está ausente, ou um tempo que já passou, juntamente com um desejo de revê-lo novamente. Pode ser tanto a saudade de alguém que amamos e está distante, quanto de um amigo querido ou de uma pessoa falecida; pode ser tanto de alguém com quem não falamos ou vemos há muito tempo, quanto de lugares, comidas, relacionamentos e situações.

A saudade é algo que não se pode tocar nem ver, mas sabemos o quanto ela pode ser grande. Ela pode ser de difícil e variada interpretação e definição, mas cada um sabe como expressar este sentimento de alguma forma. Da mesma maneira, cada pessoa pode estar alimentando e cultivando ela de um jeito diferente, através de pensamentos, fotos, perfumes, filmes, músicas e lugares; só não pode deixar deixar morrer a lembrança, e permitir que a saudade vire solidão e dor. Ao confessarmos uma saudade estamos nos vangloriando de que, ao menos uma vez na vida, conhecemos pessoas ou vivemos situações que, por serem marcantes em nossa existência, estão marcadas na nossa lembrança e serão eternas em nossa alma.

Para tentar ilustrar um pouco, existe uma infinidade de músicas e poesias que abordam o tema, que ficava até difícil escolher uma pra colocar aqui. O motivo pra eu ter escolhido esta música, foi porque eu acho que a saudade não é nem um tema pra ser cantado alegremente, nem de maneira melancólica, e sim, de maneira suave, como nesta canção. Também, na letra aborda a liberdade que ela deixa à pessoa amada, que apesar da distância, ela não a mantém "presa" a sua pessoa, e sim deseja vê-la livre e feliz. E também, é claro, a voz da Marisa Monte é lindíssima, e sua serenidade tem tudo a ver com o tema.


A Sua - Marisa Monte


" Eu só quero que você saiba

Que estou pensando em você

Agora e sempre mais

Eu só quero que você ouça

A canção que eu fiz pra dizer

Que eu te adoro cada vez mais

E que eu te quero sempre em paz

Tô com sintomas de saudade

Tô pensando em você

E como eu te quero tanto bem

Aonde for não quero dor

Eu tomo conta de você

Mas, te quero livre também

Como o tempo vai e o vento vem

Eu só quero que você caiba

No meu colo

Porque eu te adoro cada vez mais

Eu só quero que você siga

Para onde quiser

Que eu não vou ficar muito atrás

Tô com sintomas de saudade

Tô pensando em você

E como eu te quero tanto bem

Aonde for não quero dor

Eu tomo conta de você

Mas, te quero livre também

Como o tempo vai e o vento vem"


.
obs: (*) Uma pesquisa recente realizada por tradutores britânicos classificou "saudade" como a sétima palavra de mais difícil tradução no mundo.

8 comentários:

Juliana Foz disse...

Fio,

a palavra Saudade existe em poucas línguas nao eh?

um sentimento dificil de se explicar...

só sei q sinto toda vez que estou em Sampa....longe da familia e de amigos
e qndo estou em Promi...longe da facul!

Bjuuuus

Gabriel disse...

Na verdade, é uma palavra "exclusiva" do idioma galego-português...

os ingleses possuem o "homesick" pra expressar a saudade do lar ou dos pais e o "I miss you", que pode +/- ser traduzido como "eu sinto sua falta" ; em francês existe o "j´ai regret" e no espanhol o "te extraño" , que também só se referem a uma ínfima parte do verdadeiro significado nosso de saudade.

Jader disse...

saudade dói...

Sobre opiniões disse...

EI amei essa postagem...
saudade...
dificil mesmo de se definir, acredito que todos tenham sentido saudades um dia!
ela vive me acompanhando hihih!
Mas tbm é bo, pq nunca se fala de saudades de cosias ruins, quando se menciona a saudade é de boas recordações, pessoas especiais, etc.!
A saudade vive constantemente em nossas vidas, do amor, dos amigos, da infância, de ocasiões, e tantas outras saudades!

AMEI!
mtos bjus



PS. Los Hermanos tem uma música lindissima que fala sobre saudade!
EU AMO

Savron disse...

"E saudade, que bate no meu coração.." Ê saudade - Babado

"Você ainda vai sentir saudades de mim..." Saudaes - O surto

"Quando bate uma saudade assim
Não há nada que eu possa fazer" Quando bate uma saudade - Roupa Nova

"Saudade, meus amigos
Daqui a pouco vou estar com vocês." Saudade - Cazuza

Eu vou experimentar o amargo gosto da saudade apartir de agora... e eu realmente, não acho um sentimento muito bonito não...
fa dodói no colaxão...
eca essa foi emo!
Mas é, um sentimento um tanto quanto doloroso, sem dúvidas...

Unknown disse...

Saudade soh pode ser lembrança de coisas boas, de bons momentos, de pessoas amigas, de amores.
Saudade dos meus tesouros que foram morar em São Paulo.

Yasminni disse...

Poxa, amei o tópico. Saudade dói, concordo com o Pandinha, tem que ter muito jogo de cintura pra lidar com ela. É Bibo. você podia dizer quais são as outras seis palavras mais dificeis de traduzir.

Abraços =)

Unknown disse...

Oii,

Então, bem legal seu blog, original. :)

Bom, saudade é bom, e ruim.

Bom porque a saudade nos faz lembrar boms momentos passados com os amigos, algum momento especial da nossa vida, foi algo de bom que aconteceu na nossa vida que marcou e restara sempre gravado entre nos.
E ruim porque da vontade de voltar naqueles momentos...
Mas, quando por exemplo, se tem saudade de algum amigo, ou familiar, que não o vê depois de muitos e muitos meses.. A hora do reencontro é grande :)

E essa palavra so existe em portugues e em nenhuma outra lingua!

Beijos cheios de SAUDADES!