domingo, 6 de janeiro de 2008

Um pouco de cinema...

Desde a sua estréia, na última sexta-feira que eu estou tentando assistir o mais novo filme brasileiro em cartaz, Meu nome não é Johnny, direção de Mauro Lima, e ainda não consegui tamanha são as filas que eu encontrei em todos os cinemas que eu fui. Bom, enquanto eu ainda não assisti pra poder comentar aqui, gostaria de falar sobre um outro filme, aliás, o meu filme nacional preferido, em que Selton Mello, o protagonista em Meu nome também estava no elenco. O Auto da Compadecida, que foi adaptado para o cinema de uma peça homônima do maravilhoso e brilhante Ariano Suassuna - na minha opinião, sem dúvida o melhor escritor nos dias de hoje -, primeiramente estreou como minisérie na TV Globo em 98, e devido ao grande sucesso e aceitação do público foi gravado numa versão para o cinema, chegando as telas em 2000. Eu simplesmente amo toda a cultura nordestina, e realmente achei que o filme seguiu fielmente o livro em todas as passagens de uma maneira fantástica: desde o cenário (as gravações foram feitas numa cidade vizinha a Taperoá de Ariano) as roupas das personagens. Assim, os atores (e claro, toda a produção também) imortalizaram uma obra que já era imortal, sem falar que as músicas deram uma nova mágica a peça. O filme todo é maravilhoso, mas pra finalizar, vou deixar aqui a minha cena preferida, um trecho que simboliza a astúcia de João Grilo para escapar da morte pelo rifle de Severino de Aracajú:
_
"O Pulo da Gaita: A melhor cena, do melhor filme, que por sua vez foi adaptado de uma das melhores peças do maior escritor brasileiro dos dias de hoje..."

5 comentários:

Juliana Foz disse...

Suassuna, melhor escritor atual? apoiado!
Auto da Compadecida, melhor filme brasileiro? tambem apoiado...

adoro essa cena! =D

Bjus

Savron disse...

Zóo!
Po, somos dois então, sem sombra de dúvida, O MELHOR FILME BRASILEIRO!
Pooo, a interpretação de Matheus e Selton juntos, impecavel... desde a morte da cachorra, com a história de quando jão grilo tava doente e tratavam bem melhor a cachorra do que ele, atéee o encontro dos dois com o andarilio pedindo esmola no fim do filme... detalhes, a história, tudo tão impecavel... um filme Imperdivel...

hehe, Não sei, só sei que foi assim...

Jader disse...

Acho que vou ser a primeira pessoa a discordar aqui...

Longe de mim discordar da qualidade deste filme/minissérie e de seu imenso sucesso e apelo popular, mas não tenho ele como o melhor filme brasileiro. Gosto do filme, mas não tanto a ponto de elegê-lo.

Assistindo a ele algum tempo atrás, me deixou a impressão de já estar um pouco datado.

Mas apesar de tudo, ainda tem qualidades.

Abraços!

Gabriel disse...

Oogie Boogie:
sem dúvida Senton e Matheus nasceram para brilhar no cinema, a tv é mto pequena para eles, assim como para outros atores, como Fernanda Montenegro no papel de Nossa Senhora, e Marco Nanini, ótimo no papel do cangaceiro Severino.

Jader:
nossa cara, até poderia tentar entender seus pontos a não elegê-lo, mas dizer q o filme está "um pouco datado" é quase um sacrilégio!
A literatura de Ariano é atemporal.
Despindo a história central dos elementos religiosos q envolvem o Auto, oq pode-se observar da obra? Nada menos q ela trata de como as figuras, por assim dizer, mais desfavorecidas tem q se valer da esperteza para tentar conseguir sobreviver naquele ambiente inóspito q é o sertao nordestino. A obra também marca todo o determinismo que o meio influência no homem, fazendo com q ainda criança, o jovem Severino parta para o cangaço após ver o assasinato de seus pais (+/- semelhante a história de Lampião). As falas de Nossa Senhora (no filme elas são ilustradas por excelentes fotografias preto e branco) na cena do julgamento explicam muito bem oq eu estou tentando argumentar aqui.
Agora dizer q "apesar de tudo, a obra tem qualidades" é quase falar q se a fosse dirigida pelo Almodovar é q seria ideal

Sobre opiniões disse...

EU tbm adorooooooooooooo
O Auto da compadecida...
ja assisti umas sei lá.. 5 vezes...
é mto mto mto bom
e dá rpa se divertir e ainda perceber a esperteza do jetinho brasileiro... com mto humor...
e mta critica... Pq Deus tem que ser branco::????e o diabo é dakele jeito:????????//
Bjus gabriel adorei
saudades!