sábado, 26 de janeiro de 2008

Dia de Mobilização e Ação Global

O dia de 26 de Janeiro foi eleito o Dia de Mobilização e Ação Global, que coincide este ano com o Fórum Social Mundial. O Fórum Social Mundial (FSM) é um evento global, organizado por movimentos sociais com objetivo de celebrar a diversidade, discutir temas relevantes e buscar alternativas para questões sociais; inicialmente ele foi proposto em contraposição ao Fórum Econômico Mundial de Davos (os dois são realizados na mesma semana). Os assuntos abordados não podiam ser mais divergentes: o FSM é (ou pelo menos tenta ser) um espaço aberto e democrático, que concentra personalidades mundiais com uma linha de pensamento de esquerda, com movimentos antiglobalização e contra o neoliberalismo proposto de Fórum de Davos. Apesar disso, o Fórum Social não é apenas um encontro de caráter político. É também ponto de encontro de movimentos sociais, amostras de arte e discussão de temas de ordem geral, como melhoria da qualidade de vida no mundo, liberdade de espressão e compartilhamento do conhecimento.

O FSM teve sua primeira versão em Porto Alegre em 2001, e depois continuou como cidade-sede em 2002, 2003 e 2005; Em 2004 foi realizado em Mumbai (Índia); Em 2006 teve sua primeira versão "policêntrica" realizado quase simultaneamente em três continentes: Caracas (Venezuela), Bamako (Mali) e Carachi (Paquistão); No ano passado a cidade-sede escolhida foi Nairóbi (Quênia).

Este ano porém, ficou definido que não haveria nenhum evento centralizado (de modo a possibilitar que todos os cidadãos do mundo possam participar), e sim uma Semana de Mobilização Global, de modo a coincidir com o Dia de Mobilização e Ação Global, que se celebra no dia de hoje, onde mulheres e homens de todo o planeta irão tomar as ruas, promover debates, protestos, concertos musicais, marchas, exibições de vídeo, encenações teatrais, videoconferências e outras centenas de atividades para mostrar que um outro mundo é possível e necessário. Sob o lema "Um outro mundo é possível", as ações programadas vem enfatizar a luta contra a precarização das vidas e a destruição do planeta e a favor dos direitos de todos.

Mais de 430 atividades em 85 países já foram apresentadas à comissão organizadora, que vão de ações em defesa dos Direitos Humanos ao equilíbrio ambiental; de aulas de fotografia e plantio de árvores até ações diretas contra redes de “fast food” e outros expoentes do poder corporativo; de festivais de instalação de software livre até festas e videoconferências.


Links:

Site oficial do FSM2008 brasileiro:www.forumsocialmundial.org.br/
Site oficial do FSM2008 internacional: http://www.wsf2008.net/ [em inglês]
Lista das Ações no Brasil:wsf2008.net/pt-br/view/actions

.

6 comentários:

Sobre opiniões disse...

Apoio total ao FMS
precisamos de boas ações e incentivos para percebermos que podemos melhor, mudar de forma positiva o mundo!
bjus bibo
saudades

Juliana Foz disse...

Apesar da idéia de fazer uma Semana de Mobilização Global seja boa, pois assim TODOS podem participar...

Não sei...mas me parece que o FSM "centralizado" causa maior barulho e chama mais atenção...

minha opnião apenas!!

maaaas...um dia...gostaria d participar! =D

Gabriel disse...

Fica sussa, acho q ano q vem o Fórum volta pro Brasil, se nao me engano vai ser em Natal (RN)

Jader disse...

Acho que descentralizar os eventos é a melhor maneira para que todos (ou pelo menos a maioria) participem das atividades.

Malas prontas para Natal, Gabriel?

Abraços!

Savron disse...

é nóis em Natal Zó?!
Hehe!
Como foi dito la na prévia,
esta na hora de mudar o slogan "A Terra pede socorro"
para
"O ser Humano pede Socorro..."

e viva a extinção do homem

Juliana Foz disse...

Natal??

acho q jah vou juntar meu dinheirinhoo...

hauhauahuahuahauahu

vamos lotar um busao da moc meimei??? =P