quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Davos e os interesses ambientais

E mais um lista foi divulgada hoje, dessa vez, elaborada por uma equipe de especialistas das universidades americanas de Yale e Columbia: o índice de atuação ambiental 2008, ou seja, uma lista dos países que mais respeitam o meio-ambiente, que foi desenvolvida de acordo com 25 indicadores baseados em seis critérios: saúde ambiental, poluição do ar, recursos de água, biodiversidade e habitat, recursos naturais produtivos e mudança climática. A lista foi divulgada hoje no Fórum Econômico Mundial, realizado todo ano em Davos, Suíça. O índice se concentra fundamentalmente em dois objetivos: saber como se reduzem os efeitos ambientais na saúde humana e como se promove a vitalidade do ecossistema.

O Fórum de Davos, que reúne chefes de estado, ministros, empresários, representantes de multinacionais e importantes líderes políticos, tem como objetivo a discussão de cenários econômicos e política internacional. Esse ano porém, entre os principais assuntos a serem discutidos nos 5 dias em que serão realizadas as reuniões, destacam-se o risco de recessão (praticamente o pano de fundo das discussões), as tendências inflacionárias e (felizmente) a mudança climática. O planeta agradece!

Tido como a "reunião dos ricos e poderosos", o Fórum é muito criticado e acusado de promover uma visão exclusivamente capitalista do mundo. Este ano porém, logo no primeiro dia de rodadas de discussões, a divulgação da lista - e até uma certa preocupação com o meio-ambiente - é bem vinda, ainda mais que o cenário atual nos fazia prever que logo de cara já seriam discutidas soluções para diminuir a recessão da economia norte-americana e suas consequências no resto do mundo.

De acordo com o relatório divulgado, o Brasil aparece como o 35º país que mais respeita o meio-ambiente, num ranking de 149 países. Em primeiro lugar, vem a própria Suíça, seguida por Suécia, Noruega, Finlândia e Costa Rica (!!!). Destaca-se também a Colômbia, segundo país americano na colocação e nono no ranking geral, na frente de vários países europeus. O Brasil classifica-se como o oitavo entre os países americanos. Os EUA - como sempre, no que se refere a índices ambientais - ocupam a 39ª colocação no ranking, muito atrás de outros países industrializados, como o Reino Unido (14º lugar) e Japão (21º). E, tristemente também, Índia e China, que são considerados países em desenvolvimento rápido (Bric), apresentaram uma colocação lastimável. E pra finalizar, fechando a lista os últimos cinco são todos africanos: Mali, Mauritânia, Serra Leoa, Angola e Níger.

3 comentários:

Anônimo disse...

É...O Brasil mesmo poluindo muito,não utilizando corretamente a água,não sofre as consequências porque é muito rico em meios naturais...Por um lado é bom pq não temos escassez de àgua e conseqüentemente de outros,mas por outro lado é ruim porque muitas pessoas só aprendem a cuidar das "coisas" quando as perdem.

Savron disse...

Zó...
se vc falou não entendi, mas os EUA ficam em que colocação...
Pq saiu na Super, ou na época, não lembro, que eles esta nos lideres do Ranking de Poluidores...

aaa, e não, o banheiro "infelizmente" não foi feito em estudio, haiuhauai!
O fedo era bemmm real!

Sobre opiniões disse...

è mto importante sabe disso!
Mas e ai será que O todo poderoso EUA estão disposto a mudarem este fato e sua colocação///??
Acredito que eles nem vergonha sentem mais né?
E o Brasil???
apesar de ser uma país em desenvolvimento e com relacao a outros, com poucos recursos!!!, com relação ao meio aombiente , a diversidade temos mto reccusros e cabe a cada um fazer a sua parte!
basta começar!
bjusss