terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Indicações ao Oscar (sem Brazucas)

Divulgada na manhã desta terça-feira nublada a lista dos cinco indicados ao Oscar de Melhor filme em língua estrangeira, que para surpresa de todos não continha o nome que os brasileiros esperavam: O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias. O filme dirigido por Cao Hamburger tinha sido escolhido por uma comissão montada pelo Ministério da Cultura como o canditado do Brasil ao Oscar, e chegou até a fazer parte da lista dos pré-selecionados ( "short list" , que continha 9 nomes). Infelizmente porém, a Academia de Artes de Hollywood acabou por deixar de fora o filme brasileiro nesta última seletiva.

Embora o filme tenha conseguido vários prêmios nacionais e uma grande aceitação do público, devido a história envolvente e as fantásticas interpretações, ficar de fora de um prêmio internacional como o Oscar acaba gerando um certo desconforto em nós, brasileiros, que queremos mostrar que também sabemos fazer Arte, também temos excelentíssimos atores, atrizes e diretores, e principalmente sabemos fazer o que é belo, o que encanta e sensibiliza e nos enche de orgulho de fazermos parte desta nobre nação. Então, tudo bem não fazer parte "dos escolhidos", porque nós sabemos realmente que esse filme é campeão!

A lista dos indicados é composta por "The Counterfeiters", de Stefan Ruzowitzky (Áustria), "Beaufort", de Joseph Cedar (Israel), "Mongol", de Sergei Bodrov (Cazaquistão), "Katyn", de Andrzej Wajda (Polônia) e "12", de Nikita Mikhalkov (Rússia). Pode-se observar que a lista não possui nenhum filme de língua latina, e países como França, Itália e Argentina, que possuem um histórico cinematográfico muito forte, também ficaram de fora da disputa.

O Brasil já participou quatro vezes da disputa ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Receberam indicações: "O Pagador de Promessas", em 1963; "O Quatrilho", em 1996; "O que É Isso, Companheiro?", em 1997; e "Central do Brasil", em 1999. Até hoje, porém, nenhum chegou a ganhar a categoria.

2 comentários:

Sobre opiniões disse...

è Gabriel...
infelizmente num fomos indicados... Mas
fazer o que?

Nos ultimos anos o cinema brasileitro evoluiu muitissimo...
e mostrou verdadeiramente capaza de concorrer e até vencer o oscar...
Mas, as pessoas as quais devem não ser tão sensiveis assim a ponto de indicar um filme brasileiro... assim como quem venceu o concurso Miss Universo foi uma japonesa... deve existir outros interesse n´?

beijos

Savron disse...

Eu ja esperava que ficassemos de fora mesmo...

Eu gostei muito do filme... mas não achei um GRANDE filme, forte o suficiente para um Oscar...
Mas fazer o que?
Quem sabe agente chegar lá com "O Doce Veneno do Escorpião" ...

¬¬'

do jeito que as coisas andam, eu não duvido não...